23 de maio de 2011

3 campanhas a favor de impostos mais baixos




A população brasileira é uma das que mais paga impostos no mundo, perdendo apenas para países como França e Suécia .A diferença é que, enquanto essas são duas nações que oferecem boa qualidade de vida para seus cidadãos, o Brasil se encontra em uma situação absolutamente lamentável. Para onde vai então o dinheiro dos nossos impostos? Acho que a resposta é óbvia: pro bolso (da maioria) dos políticos.
Um dos mercados que mais sofre com os impostos é o de produtos eletrônicos, em especial, os video games. O tal “imposto de importação” (que é complementado por vários outros) é uma grande piada de mau gosto.
Hoje existem três movimentos que estão tentanto mudar essa situação. O problema é que esse tipo de coisa é muito difícil de ser feita aqui no Brasil, pois nós vivemos numa verdadeira ditadura disfarçada de democracia, com políticos que fazem o que bem entendem no poder. Porém, eu acredito que, mesmo em situação desforável, movimentos como esse são sempre bem vindos, uma vez que eles ajudam a mostrar que a população ainda tem vontade de lutar pelos seus direitos. Estou criando esse post para ajudar a promover essas campanhas. Confira detalhes logo abaixo:
Jogo Justo – Esse é um movimento que briga, principalmente, pelos direitos dos gamers por jogos, consoles e acessórios mais baratos. Os organizadores são os membros da Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Games (ACIGAMES), a qual conta com o apoio de diversos lojistas, incluindo grandes redes, como Carrefour e Walmart. O Jogo Justo já realizou diversas palestras e discussões. Hoje eles estão perto de lançar o Segundo Dia do Jogo Justo (21 a 23 de maio), no qual diversas lojas dispobilizam jogos recentes por preços mais em conta (99 reais), simulando como seria a situação do nosso mercado de games caso este não tivesse uma carga tributária tão alta. O objetivo é mostrar que o Brasil tem sim pessoas interessadas em comprar esse tipo de produto, e que para o mercado crescer, basta acontecer um reajuste nos impostos. O próximo evento está marcado para o dia 21 de maio, e deve contar com a participação de grandes títulos como Call of Duty: Black Ops, Marvel vs Capcom 3 e Donkey Kong Country Returns.
Preço Justo – O nome é parecido, mas essa é uma campanha separada do Jogo Justo. A proposta aqui é recolher um grande número de assinaturas online e enviá-las para o governo, como forma de protesto. O foco do Preço Justo não está somente nos games, mas também nos filmes (DVDs e BluRays) e outros produtos high-tech como tablets e coisas do tipo. O site da campanha já conta com mais de 500 mil assinaturas.
Quanto Custa o Brasil pra Você? – Esse movimento é encabeçado pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). Assim como o Preço Justo, é possível assinar um abaixo-assinado para colaborar, no entanto, Quanto Custa o Brasil pra Você? também organiza discussões, encontros e palestras sobre o assunto. Vale lembrar ainda que essa campanha possui uma visão mais geral, buscando impostos mais baixos em todos os setores da economia (uma reforma tributária completa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário